A Repórter Brasil está sob censura judicial desde o dia 9 de outubro de 2015. Saiba mais.

Semana de solidariedade

Frente à escalada de violência no Mato Grosso do Sul, representantes e lideranças dos povos Guarani-Kaiowá organizaram nesta semana uma série de atividades de apoio às comunidades locais e de protesto contra os assassinatos e perseguições políticas no estado. No dia 1º, foram detidos pela Polícia Federal três suspeitos de participarem do ataque ao acampamento Tekoha Guaiviry, entre os municípios de Amambai (MS) e Ponta Porã (MS), no sul do estado, em novembro, episódio que culminou no desaparecimento do cacique Nísio Gomes. De acordo com lideranças locais ouvidas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ele foi alvejado por vários tiros e levado pelos pistoleiros. Os representantes das comunidades cobram justiça em relação ao que aconteceu e esperam que as autoridades tomem as providências necessárias para garantir a segurança dos que lá vivem, incluindo a demarcação de terras com urgência. O episódio teve repercussão internacional e é o mais recente em meio ao avanço da monocultura no estado. A falta de políticas públicas para garantir os direitos de quem sempre viveu na região tem resultado na expulsão gradual e no extermínio dos povos originários no estado. A situação é retratada no documentário “À sombra de um delírio verde“, que será exibido como parte da semana especial nesta quarta-feira, 7 de dezembro. O filme está disponível na íntegra na internet e pode ser conferido na telinha logo abaixo. Confira a programação completa da Semana em Defesa da Terra, Vida e Futuro Guarani-Kaiowá clicando aqui. À Sombra de um Delírio Verde from Mídia Livre on Vimeo.

Frente à escalada de violência no Mato Grosso do Sul, representantes e lideranças dos povos Guarani-Kaiowá organizaram nesta semana uma série de atividades de apoio às comunidades locais e de protesto contra os assassinatos e perseguições políticas no estado. No dia 1º, foram detidos pela Polícia Federal três suspeitos de participarem do ataque ao acampamento Tekoha Guaiviry, entre os municípios de Amambai (MS) e Ponta Porã (MS), no sul do estado, em novembro, episódio que culminou no desaparecimento do cacique Nísio Gomes. De acordo com lideranças locais ouvidas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ele foi alvejado por vários tiros e levado pelos pistoleiros.

Os representantes das comunidades cobram justiça em relação ao que aconteceu e esperam que as autoridades tomem as providências necessárias para garantir a segurança dos que lá vivem, incluindo a demarcação de terras com urgência. O episódio teve repercussão internacional e é o mais recente em meio ao avanço da monocultura no estado. A falta de políticas públicas para garantir os direitos de quem sempre viveu na região tem resultado na expulsão gradual e no extermínio dos povos originários no estado. A situação é retratada no documentário “À sombra de um delírio verde“, que será exibido como parte da semana especial nesta quarta-feira, 7 de dezembro. O filme está disponível na íntegra na internet e pode ser conferido na telinha logo abaixo. Confira a programação completa da Semana em Defesa da Terra, Vida e Futuro Guarani-Kaiowá clicando aqui.

À Sombra de um Delírio Verde from Mídia Livre on Vimeo.


Apoie a Repórter Brasil

saiba como

3 Comentários

  1. Carmen Zilda Ribeiro

    Mais uma vez e sempre, parabéns!
    O trabalho de vocês é fundamental para quem está interessado em usar a internet para se INFORMAR seriamente. Um beijo no coração de todos nós para que tenhamos, como os nossos irmãos Guarani Kaiowá, coragem, sempre, para continuar caminhando, apesar das pedras, balas e obstáculos.
    carmen zilda ribeiro
    como vocês Jornalista, Poeta, Griot, Indígena, Cidadã do mundo e Consciente
    tel.: 3231-0357
    (deixem recado identificado para que eu possa retornar ou enviem e-mail para:)
    [email protected]
    “A praça, o espaço público, a cidade, as florestas, são do povo como o céu é do Condor”! E… “não dos senhores donos destas terras e sesmarias”!

  2. Matheus

    Ótima iniciativa!!

  3. Matheus

    Muito sério e digno o trabalho de vcs, devemos proteger e prezar pela integridade de nossos irmãos indígenas, que fazem parte da nossa história…