Energia

Repórter Brasil lança cartilha didática sobre os 10 anos do Programa Nacional de Biodiesel

Publicação avalia que programa obteve sucesso do ponto de vista produtivo, mas precisa avançar no atendimento às demandas da agricultura familiar
Por Repórter Brasil
 31/07/2014

A Repórter Brasil apresenta o caderno temático “Biodiesel, 10 anos. Os desafios da inclusão social e produtiva”. A publicação reúne de forma didática os resultados do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) em sua primeira década de existência, assim como os obstáculos que precisam ser superados para que seus objetivos sejam consolidados. O principal desafio para sua continuidade, segundo o levantamento, é garantir a produção de biodiesel de forma eficiente para desenvolver o país e, ao mesmo, garantir que os benefícios dessa atividade sejam apropriados por toda a sociedade.

capaClique aqui para baixar a publicação (arquivo tipo PDF)

A preparação da cartilha envolveu as três frentes de atuação da organização, educação, jornalismo e pesquisa. A publicação foi organizado pelo Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis (CMA), cujos pesquisadores foram a campo para verificar os resultados do programa do Governo Federal. O material imprenso será utilizado em salas de aula pelos educadores do projeto Escravo, Nem Pensar!. O trabalho foi licenciado em Creative Commons 2.0, com livre reprodução gratuita desde que citada a fonte, e está disponível gratuitamente para professores interessados em trabalhar o tema em sala de aula – solicitações de remessas devem ser feitas pelo e-mail [email protected] e estão sujeitas à disponibilidade em estoque.

Reportagens sobre o PNPB:

A produção da cartilha foi coordenada por Carlos Juliano Barros, Marcel Gomes e Natália Suzuki, contou com pesquisa e texto de André Campos, Antonio Biondi e Carlos Juliano Barros e projeto gráfico de Gabi Juns. A investigação foi possível graças ao apoio da Sigrid Rausing Trust e do Ministério Público do Trabalho. A pesquisa de campo sobre os resultados do programa também serviu de base também para a produção por parte da Agência de Notícias de série jornalística especial sobre o PNPB (use os links ao lado para ler as quatro primeiras reportagens do projeto), e para a realização em São Paulo do seminário “PNPB, 10 anos: inclusão social ou inclusão produtiva?”. 

Segundo o levantamento, em termos gerais, o PNPB pode ser considerado um sucesso do ponto de vista produtivo. A mistura do biodiesel ao diesel derivado de petróleo, por exemplo, tem aumentado numa velocidade superior à que se imaginava inicialmente, e a produção de 4 bilhões de litros anuais colocará o Brasil entre os líderes mundiais.

Agricultura familiar e desafios
O caderno temático conclui também que o programa obteve bons resultados no caso da agricultura familiar. “A política de incentivos fiscais do selo ‘Combustível Social’ de fato alavancou a produção. Os resultados são especialmente positivos para os produtores da região Sul, onde a cultura da soja (matéria-prima de 75% do biodiesel nacional) encontra-se  bastante consolidada. Ainda no campo da agricultura familiar, o PNPB também representou uma possibilidade de melhoria da assistência técnica prestada aos produtores – não só pelos órgãos governamentais, mas também pelas empresas privadas que compram a matéria-prima”, diz o texto.

 É urgente incrementar a produtividade da agricultura familiar, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Isso implica investir em novas tecnologias para melhorar o cultivo, além de aprimorar a rede de assistência técnica

Segundo as conclusões do estudo, a dependência da soja produzida pelos agricultores familiares da região Sul é um dos principais questionamentos ao PNPB. “Diversificar o leque de matérias-primas representa um dos desafios mais importantes. Nesse sentido, o dendê surge como uma das alternativas mais promissoras. Porém, é urgente incrementar a produtividade da agricultura familiar, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Isso implica investir em novas tecnologias para melhorar o cultivo de oleaginosas, além de aprimorar a rede de assistência técnica. Outra medida imprescindível é qualificar a gestão das cooperativas que representam os pequenos produtores e fazem a comercialização com as usinas.”

Os autores do caderno temático destacam que por ter como foco a inclusão da agricultura familiar, o biodiesel pode geral impactos sociais mais positivos que o etanol derivado da cana-de-açúcar, que beneficiou grupos empresariais. “Para que isso aconteça, são necessárias políticas públicas consistentes para ampliar e diversificar a produção da agricultura familiar.”

Mamona, oleaginosa resistente à seca e tradicionalmente cultivada no sertão da Bahia, do Piauí e de outros estados marcados pela estiagem, foi escolhida como símbolo da política de inclusão social. Fotos: Carlos Juliano Barros
Mamona, oleaginosa resistente à seca e tradicionalmente cultivada no sertão da Bahia, do Piauí e de outros estados marcados pela estiagem, foi escolhida como símbolo da política de inclusão social. Leia mais Fotos: Carlos Juliano Barros

Veja também: Acervo digital com outras publicações produzidas pela Repórter Brasil

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM