A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou nesta sexta-feira, dia 28, novo sistema para consulta de dados relacionados a trabalho decente em todos os municípios do Brasil. A plataforma foi produzida em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com apoio da União Europeia.
O sistema é baseado em informações do Censo de 2010 e outras fontes, e possibilita a consulta rápida de relatórios com informações sobre cada município brasileiro. Também é possível baixar a base de dados completa no site criado para apresentar os resultados. Os estudos abordam as seguintes áreas temáticas:
Além de destacar indicadores relacionados ao trabalho decente, o relatório digital traz também dados sobre violações, incluindo informações sobre exploração de trabalho forçado e trabalho infantil. Entre as principais evidências destacadas na apresentação do estudo está o fato de que “é reduzida a proporção de municípios com programas ou ações de combate ao uso de trabalho forçado”.
Por facilitar a consulta de informações sobre trabalho em âmbito municipal a plataforma deve auxiliar na implantação da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente, e pode pautar tomadas de decisões estaduais e municipais e adoção de políticas públicas específicas. O lançamento é uma continuidade e atualização da publicação do 1º Perfil do Trabalho Decente no Brasil, feito em 2009, e do Perfil do Trabalho Decente no Brasil: Um Olhar sobre as Unidades da Federação, de 2012.
Leia também:
Mapa de resgates reforça relação entre trabalho escravo e desmatamento na Amazônia
Operações de fiscalização de trabalho escravo