No Labirinto: mãe narra busca de 3 anos por filho, em podcast sobre escravidão

O primeiro episódio do novo podcast da Rádio Batente narra a trajetória de Pureza, mãe que peregrinou por três anos entre fazendas no Maranhão e no Pará em busca do filho vítima de trabalho escravo
Por Repórter Brasil
 13/05/2024
Ouça nas plataformas de áudio

MAIS DE 50 MILHÕES de pessoas estão sendo escravizadas em todo o mundo, de acordo com o Slavery Index — ferramenta digital criada pela Walk Free, organização de direitos humanos sediada na Austrália.  

É como se as populações dos estados de São Paulo e do Maranhão, ou todos os moradores do Canadá, estivessem submetidos a algum tipo de trabalho que os privasse de direitos humanos fundamentais. Em números absolutos, nunca na história da humanidade tantas pessoas estiveram nessa situação, nem mesmo no período colonial.

O podcast No Labirinto — novo programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil — dá espaço para brasileiros e brasileiras,  vítimas desse crime contra a dignidade humana, contarem suas próprias histórias. 

O primeiro episódio recupera a trajetória de Pureza, uma mãe que peregrinou por mais de três anos de fazenda em fazenda, entre o Maranhão e o Pará, enfrentando jagunços e políticos em busca do filho Abel, que um dia saiu para trabalhar e desapareceu. 

Imagem de Pureza à procura do filho, em fazendas do Maranhão e do Pará (Foto: Arquivo Pessoal)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

A história de Pureza é, literalmente, coisa de cinema. A trama, lançada em 2022 e dirigida por Renato Barbieri, com a atriz Dira Paes como protagonista, esteve entre os filmes nacionais indicados para representar o Brasil no Oscar. 

O No Labirinto está disponível nas principais plataformas de áudio. Serão seis episódios, lançados sempre às segundas-feiras.

Imagem do reencontro de Pureza com o filho, vítima de trabalho escravo em fazendas do Maranhão e do Pará (Foto: Arquivo Pessoal)

Ficha técnica No Labirinto

Roteiro e apresentação: Claudia Jardim

Edição: Camila Segura, Lisette Arévalo e Daniel Alarcón

Verificação de dados: Desirée Yépez

Desenho sonoro: Andrés Azpiri e Rémy Lozano

Mixagem: Niquini Júnior

Ilustração: Kael Abello – Utopix 

Edição de vídeo: Bruna Damin

Redes Sociais: Tamyres Matos e Beatriz Vitória

Coordenação: Carlos Juliano Barros

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM