Íntegra das manifestações enviadas para a reportagem sobre vendas de escavadeiras usadas no garimpo

Confira os posicionamentos enviados por Hyundai, John Deere e BMC Comércio de Máquinas
 08/07/2024

Leia a reportagem completa aqui. A seguir as manifestações das empresas:

Hyundai

Em resposta às perguntas formuladas pelo Repórter Brasil, a HD Hyundai Construction Equipment Brasil reitera as informações prestadas em 30.04.2024.

Reiteramos, ainda, que continuamos comprometidos na colaboração com as autoridades e investigações sobre o tema.

Abaixo o posicionamento enviado em 30 de abril à Repórter Brasil:

Em resposta às perguntas formuladas pelo Repórter Brasil, a HD HYUNDAI esclarece inicialmente que vem colaborando com as autoridades públicas competentes, fornecendo informações e documentos que lhe são solicitados e auxiliando com as investigações para o fim de identificar os supostos garimpeiros ilegais que estejam utilizando suas máquinas e equipamentos na Região Amazônica e coibir atividades ilícitas.

É nesse contexto que a HD HYUNDAI firmou acordo com a BMC Máquinas, que é o distribuidor oficial dos produtos HD HYUNDAI na Região Amazônica, para aprimorar o seu processo de controle de vendas, de modo a mitigar o risco de que suas máquinas e equipamentos venham a ser utilizados para fins ilícitos, incluindo o garimpo ilegal. Atualmente, há rigoroso processo de avaliação de idoneidade de clientes e imediato bloqueio de clientes e consumidores suspeitos de envolvimento em atividades de garimpo ilegal. Além do processo de avaliação e clientes e consumidores, o controle de vendas contempla ainda exigências de declaração de todos os clientes e consumidores de que as máquinas e equipamentos não serão utilizadas para fins de garimpo ilegal.

Paralelamente, nos termos do comunicado divulgado pela HD HYUNDAI em abril de 2023, o contrato firmado entre a BMC Máquinas e a empresa BMG foi efetivamente rescindido. 

A HD HYUNDAI esclarece também não haver suspendido indistintamente a venda de equipamentos na Região Amazônica, até porque a empresa entende que isso resultaria na penalização de clientes e consumidores que dependem das máquinas e equipamentos fabricados pela HD HYUNDAI para exercer atividades lícitas e movimentar a economia da Região. Essas máquinas e equipamentos também são essenciais a dar suporte ao setor de construção, que desempenha papel crucial na economia do País, seja por meio da geração de empregos, diretos e indiretos, seja por meio da viabilização de obras de infraestrutura, como estradas, pontes, hospitais etc.

Na realidade, a HD HYUNDAI suspendeu a venda de equipamentos “para quaisquer clientes suspeitos de envolvimento em atividades ilegais”, nos termos de seu comunicado de abril de 2023, comprometendo-se ainda a aprimorar o seu processo de controle de vendas, o que já foi feito, conforme mencionado acima.

 A HD HYUNDAI compreende a relevância da questão indígena no País e segue comprometida a colaborar com as autoridades e investigações.

BMC Comércio de Máquinas

1.BMC suspendeu o fornecimento de máquinas para a BMG Comércio de Máquinas em Itaituba? Quando?

Sim. A rescisão do contrato ocorreu em Maio de 2023 e após transcorrido o periodo de 90 dias previsto no contrato a BMC não forneceu mais nenhuma máquina ou peça para a BMG.

2. A BMC tem conhecimento da existência de outras revendedoras da Hyundai autorizadas que poderiam fornecer o maquinário para a BMG Comércio de Máquinas em Itaituba?

Não temos conhecimento de nenhuma revenda que esteja fornecendo máquinas para a BMG.

3. Caso a BMC não esteja fornecendo maquinário para a BMG de Itaituba, tem conhecimento de alguma outra forma com que a empresa de Itaituba possa estar obtendo maquinário novo da marca Hyundai para venda?

Na semana passada um cliente nos informou que havia uma máquina no pátio da BMG e pelo número de série rastreamos que a BMC havia fornecido essa máquina para uma empresa de terraplanagem de Minas Gerais que eventualmente vendeu o equipamento, já usado, para a BMG.

A BMG hoje vende peças para máquinas Hyundai que são adquiridas de fornecedores não autorizados pela Hyundai ou pela BMC. Não temos como proibir ou interferir nesta atividade.

A BMC interrompeu por completo a venda de máquinas para garimpo, seja ele legal ou ilegal. O resultado disso foi a queda de nosso market share na região, pois os concorrentes seguem fornecendo.

Pergunta posterior feita pela Repórter Brasil para a BMC:
A nota diz que ao interromper a venda de máquinas para garimpo na região de Itaituba houve uma queda no market share. Você poderia me informar quanto foi essa queda? Qual era o market share antes e como está hoje?

Interrompemos a venda para garimpo por decisão própria em Mato Grosso, Rondônia, Pará, Goiás e Maranhão . Isto impactou em uma queda de 15% a 20% em nosso share pois provavelmente foi imediatamente substituído por outro fabricante.

John Deere sobre a revendedora Deltamaq

1. A Deltamaq aplica algum processo de avaliação de idoneidade de seus clientes para evitar o uso em áreas de garimpo ilegal?

A John Deere, bem como sua rede de concessionários e distribuidores, tem como objetivo garantir e promover a Responsabilidade Socioambiental, tanto interna quanto externamente, conforme seu Código de Conduta Empresarial e o Código de Conduta do Concessionário. Com 187 anos de história e um legado de integridade, qualidade, humanidade, comprometimento e inovação, a companhia reafirma seus rígidos controles de ética e de como conduz seus negócios, garantindo assim os valores da marca e a confiança dos funcionários, concessionários e clientes.

A análise de risco socioambiental dos clientes é realizada em observância à legislação ambiental aplicável, bem como a apresentação das licenças ambientais requeridas. Cabe reforçar que as diretrizes de sustentabilidade são alguns dos principais pilares da John Deere. Vale frisar ainda que, ao adquirir o maquinário da John Deere, o beneficiário assume responsabilidade legal pelo equipamento.

2. Na loja fomos informados por um funcionário que a empresa fornece o serviço de garantia de seu maquinário, e que esse serviço pode ser feito no garimpo onde o equipamento atua. A revendedora possui algum mecanismo para averiguar a legalidade do garimpo do serviço realizado?

A John Deere reitera que não tem autoridade para interferir no uso dos equipamentos sem autorização expressa dos proprietários, e só tem acesso às informações que são compartilhadas voluntariamente por eles – incluindo localização. A máquina é propriedade do cliente e agir de forma intrusiva, como bloquear seu funcionamento, não apenas seria uma violação de privacidade e de segurança, mas também um desrespeito à Lei Geral de Proteção de Dados.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM