RB Investiga #8: Como o agro impacta a vida de animais silvestres no Cerrado

O oitavo episódio do videocast da Rádio Batente, disponível no Youtube e nas principais plataformas de áudio, conta como três lobos-guará morreram afogados em canais de irrigação de uma fazenda de grãos no oeste da Bahia
Por Repórter Brasil
 23/10/2024

Ouça nas plataformas de áudio

O BRASIL é um grande produtor de grãos mesmo em áreas de escassez hídrica graças à agricultura irrigada. Produtores investem muito dinheiro e constroem reservatórios de água imensos para garantir uma boa safra.

Alguns dos canais de irrigação em grandes fazendas, principalmente em áreas de Cerrado, podem chegar a 15 ou 20 quilômetros de extensão. Quando o acesso a esses “rios artificiais” não é restrito de forma adequada, com cercas e outras barreiras, eles viram verdadeiras armadilhas para animais silvestres em busca de água.

No ano passado, três lobos-guará morreram afogados em canais de irrigação da Fazenda Alto Jaborandi, propriedade de produção de grãos no oeste da Bahia. Esses longos canais são revestidos com uma lona escorregadia. Quando os animais entram para beber água, eles não conseguem mais sair e morrem.

Os detalhes deste caso são narrados no oitavo episódio do RB Investiga, podcast mensal da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil.

A morte dos lobos foi divulgada, ainda no ano passado, em reportagem do site O Eco. Agora, a Repórter Brasil apurou que o dono da propriedade obteve empréstimos do Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada (Proirriga) para obras de irrigação. Os financiamentos foram feitos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e intermediados pelo banco holandês Rabobank. Os detalhes deste episódio podem ser conferidos nesta investigação da Repórter Brasil. Os detalhes deste episódio podem ser conferidos nesta investigação da Repórter Brasil.

A fazenda em que lobos foram encontrados afogados é a Alto Jaborandi, localizada no entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. A unidade de conservação é considerada um berçário de espécies ameaçadas. Uma delas é o lobo-guará, classificada como vulnerável à extinção.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Após a morte dos lobos-guará, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fiscalizam as propriedades vizinhas ao parque e concluíram que os canais de outra fazenda também não contavam com proteção adequada.

Carcaças de mais animais foram encontradas ao lado de canais de irrigação da Fazenda Karitel, vizinha à Fazenda Alto Jaborandi. A propriedade pertence ao grupo Santa Colomba, produtor de grãos, café, algodão e tabaco no oeste baiano.

Questionada pela Repórter Brasil, a Santa Colomba afirmou que possui as “licenças ambientais necessárias para a utilização dos canais de transposição para irrigação de suas áreas produtivas” e que “lamenta qualquer perda à fauna da região”. O grupo também declarou que possui equipe de veterinários e biólogos que monitoram e resgatam os animais que circulam em suas propriedades. Confira a manifestação completa aqui

Sobre o RB Investiga

Produção mensal da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil, o programa está disponível nas principais plataformas de áudio e no Youtube. 

Ficha Técnica

Pesquisa, roteiro e apresentação: Bruna Borges

Edição de vídeo: Alex Duvidovich

Tratamento de roteiro: Carlos Juliano Barros

Imagens adicionais: Onçafari e Inema

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Lobo-guará afogado em canal de irrigação de fazenda do oeste da Bahia. Corpo do animal foi encontrado por organização que fazia o monitoramento da fauna (Foto: Reprodução/Onçafari)