A REPÓRTER BRASIL comemora, nesta quinta-feira (9), 24 anos de atuação. Ao longo desse período, ela vem se consolidando como uma das vozes mais respeitadas e comprometidas com a denúncia de violações a direitos, a promoção da justiça social e a defesa do meio ambiente por meio de jornalismo investigativo, pesquisa aplicada, documentários, podcasts e programas de educação.
Desde a sua fundação, a Repórter Brasil tem se destacado pela coragem em investigar temas complexos e sensíveis, com um olhar apurado para as questões que afetam as populações mais vulneráveis do país. Nosso trabalho, sempre pautado pela ética jornalística e pelo compromisso com os fatos, gerou mudanças significativas em políticas públicas, empresariais e no próprio comportamento da sociedade.
Por meio de investigações profundas, parcerias estratégicas e a utilização de dados e tecnologias inovadoras, a Repórter Brasil tem trazido à tona denúncias sobre práticas de trabalho escravo e infantil, desmatamento ilegal, impactos da mineração, abusos ambientais, agressões a comunidades tradicionais.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Rastreamos milhares de fazendas, carvoarias, garimpos, oficinas de costura, denunciando violações na produção de mercadorias que estão na sua casa e fazem parte do seu dia a dia. Nosso trabalho alterou para melhor cadeias produtivas globais.
Além disso, a organização se empenha na criação de soluções e alternativas para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e igualitário. Mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes foram beneficiados pelo nosso programa educacional, voltado à prevenção ao trabalho escravo.
Em 24 anos, a Repórter Brasil também contribuiu para a formação de jornalistas comprometidos a justiça social e fortaleceu a sociedade civil organizada e as vozes locais. Somos pioneiros na utilização de dados abertos e geoespaciais para fomentar investigações que cruzam fronteiras, envolvendo tanto as causas locais quanto os impactos internacionais de nossas ações.
Em Brasília, nossa equipe participa de diálogos, fornecendo informações de qualidade para a construção de políticas publicas e novos marcos legais que ajudem a melhorar a realidade brasileira.
Agradecemos a todos que fizeram e continuam fazendo parte dessa jornada: jornalistas, educadores, parceiros e, principalmente, as comunidades e trabalhadores que confiam no nosso trabalho e nos ajudam a transformar a realidade. O caminho é longo, mas a nossa luta por um Brasil mais justo e sustentável, e por um planeta mais equilibrado, permanece firme.
Há 24 anos, a gente faz questão de mostrar o que eles fazem questão de esconder.
Leonardo Sakamoto é presidente do Conselho Diretor e Marcel Gomes é secretário-executivo da Repórter Brasil
Leia também