Kwai
O Kwai reforça que a segurança dos usuários, sobretudo de menores a partir de 13 anos — idade mínima permitida para cadastro na plataforma —, é a principal premissa da sua atuação. A empresa está comprometida em oferecer conteúdo confiável e de qualidade, amparada por diretrizes e políticas de segurança robustas que protegem a integridade tanto da plataforma quanto de seus usuários. Para menores de idade, há uma camada extra de proteção, que inclui uma restrição de idade no momento do cadastro, impedindo o acesso de menores de 13 anos.
Além disso, o aplicativo monitora hábitos e comportamentos para identificar possíveis usuários que informaram a idade de forma incorreta. Uma vez detectados, esses perfis são bloqueados automaticamente. Para criar um ambiente seguro e confiável, o Kwai proíbe conteúdos que retratem ou promovam abuso, exploração, perigo ou qualquer forma de dano a menores, de acordo com as Diretrizes da Comunidade. Conteúdos desse tipo são removidos imediatamente e contas infratoras podem ser suspensas ou encerradas.
A companhia também segue as regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e possui políticas de publicidade bastante rígidas para a proteção e a navegação segura de menores. De acordo com esses termos, o conteúdo publicitário direcionado a esse público não deve promover produtos, serviços ou mensagens que sejam ilegais, inseguros ou inapropriados, ou que explorem, enganem ou induzam a erro as faixas etárias visadas. Qualquer anúncio direcionado a menores de 18 anos que viole essas regras é estritamente proibido e, portanto, removido imediatamente e permanentemente.
Esse compromisso evidencia a prioridade da empresa em proteger crianças e adolescentes. O Kwai enfatiza ainda que segue todas as regulamentações e reitera seu papel como aliado das autoridades brasileiras no cumprimento da legislação.
TikTok
- No TikTok, apenas pessoas com 13 anos ou mais podem usar a plataforma.
- Segurança de jovens é uma prioridade para o TikTok. Se descobrirmos que alguém com menos que a idade mínima está na plataforma, baniremos essa conta. Os membros da comunidade podem denunciar contas que acreditam ter menos de 13 anos, seja no aplicativo ou em nosso site.
- Temos um time robusto de Segurança, e fazemos moderação proativa, com uma combinação de tecnologia e humanos, para localizar e remover qualquer conteúdo ou interação que possa ser relacionada a comportamentos nocivos à menores.
- Aplicamos a moderação de forma rigorosa por meio de métodos como:
- Uso de um sistema neutro de verificação de idade, sem induzir ou sugerir respostas.
- Restrições para impedir que usuários criem outra conta com uma data de nascimento diferente caso não passem na verificação inicial.
- Uso de tecnologia de machine learning para identificar contas que possivelmente pertençam a menores de 13 anos, enviando-as para moderação e análise.
- Treinamento de moderadores especializados para revisar e remover contas de usuários que não atendam ao requisito mínimo de idade.
- Mensalmente, removemos cerca de 6 milhões de contas no mundo todo por não cumprirem nosso requisito de idade mínima.
- Atualizamos constantemente nossas Diretrizes da Comunidade para refletir as mudanças das dinâmicas sociais e abastecemos nosso time de moderação com informações da sociedade civil, a exemplo da moderação de comentários com termos suspeitos.
- Fornecemos ferramentas como a Sincronização Familiar, que permite que os pais sincronizem suas contas com a de seus filhos, ativando uma série de configurações relacionadas a privacidade.
- Para usuários menores de idade (entre 13 e 17 anos), as contas têm configurações padrões diferentes, visando a proteção desse jovem na plataforma, como indicar a conta como privada.
- Restringimos o acesso a determinados recursos
- A depender da idade, também é padronizado a desativação de comentários e mensagens diretas, restrição da visualização de conteúdo e navegação em modo restrito.
- Fornecemos, ainda, ferramentas como a Sincronização Familiar, que permite que os pais sincronizem suas contas com a de seus filhos, ativando uma série de configurações relacionadas a privacidade.
- Trabalhamos em parceria com instituições referência em segurança de jovens para estruturar iniciativas que gerem impacto.
- A exemplo, publicamos neste ano uma cartilha, em parceria com a ONG SaferNet, para auxiliar pais e responsáveis na segurança digital de jovens e adolescentes. Essa iniciativa reune informações sobre ferramentas que podem ajudar a promover o uso da plataforma de forma mais segura e privada.
- Ontem, lançamos com o Instituto Vero, organização dedicada à educação midiática, uma campanha para ampliar a conscientização sobre a segurança dos menores na internet. O projeto #Juntos com a Vero contará com uma série de conteúdos e ativações presenciais para apoiar pais e responsáveis e tornar a experiência digital dos jovens mais segura. A ação vem também para reverter um cenário em que 18% dos pais brasileiros afirmam que gostariam de usar as ferramentas de sincronização parental disponíveis, mas não a conhecem, como apontou uma pesquisa do YouGov, encomendada pelo TikTok, em março deste ano; e que eles têm mais dificuldade de conversar sobre segurança na internet do que sobre álcool, abuso de substâncias e sexo com os filhos.
Quanto ao Programa de Bônus, há uma série de critérios. O Participante deverá:
- Ter sua própria conta regularmente cadastrada na Plataforma; e
- Ser residente ou domiciliado no Brasil, com pelo menos 18 anos de idade.
- A participação no Programa poderá ser feita por meio de uma única conta cadastrada na Plataforma. Caso tenha mais de uma conta cadastrada na Plataforma e já participe do Programa por meio dessa conta, o Participante não poderá participar do Programa por meio das demais contas cadastradas.
- Além de evitar fraudes, essa medida dificulta a possibilidade de menores de idade criarem contas paralelas para participar do programa.
- Um mesmo aparelho não poderá ser utilizado para acessar mais de uma conta cadastrada na Plataforma que participe do Programa. Caso seja detectado que um mesmo aparelho foi utilizado independentemente de se essas contas pertençam a diferentes usuários, o TikTok coibe o indivíduo de participar do programa.
- Caso um usuário que teve uma conta cadastrada na Plataforma e participou do Programa delete essa conta e crie uma nova, ele não poderá participar novamente do Programa por meio dessa nova conta.
Ao participar do Programa, os Participantes concordam em seguir as diretrizes da plataforma. Caso eles infrinjam as regras da plataforma, violando nossas Diretrizes da Comunidade, serão proibidos de continuar no Programa. Esse gerenciamento é feito pela nossa equipe de moderação, com auxílio de inteligência artificial.