#112 17 de abril: Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

O Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária é lembrado no dia 17 de abril.  A data recorda o ano de 1996, quando 19 trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados por policiais militares durante uma manifestação pela reforma agrária em Eldorado dos Carajás, no Sudeste do Pará. Essa ação policial  resultou ainda em 69 pessoas feridas. A chacina de Eldorado dos Carajás é considerada uma das mais trágicas e violentas decorrentes de conflitos agrários no Brasil. 

Em 2017, uma ação semelhante aconteceu no município de Pau d’Arco, no Pará, quando dez trabalhadores rurais foram mortos numa ação de policiais militares. O caso é tema do documentário “Pau d’Arco”, produção da Repórter Brasil e Amana Cine e direção de Ana Aranha, que estreou neste mês de abril no festival É Tudo Verdade 2025. 

A ausência da reforma agrária deixa marcas profundas no Brasil. Em 2023, a violência no campo atingiu seu maior patamar*, refletindo o agravamento dos conflitos fundiários. No mesmo ano, o número de pessoas resgatadas do trabalho escravo foi o maior desde 2009**. Sem acesso à terra e a condições dignas de vida, milhares de trabalhadores continuam expostos à exploração laboral e outras violações de direitos. 

* Dados da Comissão Pastoral da Terra.

** Dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foto: Fernando Martinho / Repórter Brasil

Publicado em 17 abril 2025

EDUCARB

#112 17 de abril: Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária

 16/04/2025

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.