PROJETO
BRUNO E
DOM

Mais de 50 jornalistas de 10 países se unem para continuar o trabalho do repórter Dom Phillips e indigenista Bruno Pereira assassinados no Vale do Javari em junho de 2022

O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados em uma emboscada quando navegavam no rio Itacoaí, no Vale do Javari, Amazonas. Prestes a completar 1 ano das mortes, mais de 50 jornalistas de 10 países uniram esforços para continuar o trabalho dos dois. Dom acompanhava Bruno em uma expedição para investigar os crimes cometidos pelos invasores do território indígena. O jornalista estava escrevendo um livro e queria compreender a autodefesa dos Vigilantes do Javari, um trabalho idealizado por Bruno.

Dom era um dos nossos. Foi parceiro de trabalho da Repórter Brasil em viagens pela Amazônia. Investigamos juntos quem eram os responsáveis por queimadas nas florestas e empresas que burlavam a lei para engordar bois em áreas proibidas. Vamos continuar nosso trabalho, agora com uma responsabilidade maior: honrar o legado de Dom.

Durante o último ano preparamos um documentário com a proposta de refletir sobre a cobertura jornalística na maior floresta tropical do mundo. “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia” mergulha nos desafios enfrentados pelos jornalistas que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na região. Veja o trailer acima e em breve o filme completo.

Imbuídos dessa missão, nos juntamos ao Projeto Bruno e Dom, consórcio liderado pelo Forbidden Stories. Aqui você tem acesso a todas as reportagens publicadas por esse grupo em língua portuguesa, além das novas publicações da Repórter Brasil. Ao final desta página, confira toda a nossa cobertura relacionada ao trabalho de Dom – antes e depois de sua morte.

Queima pelo WhatsApp e vende no Facebook: como a Amazônia é saqueada por grileiros de terras

PF encontra suspeita de grilagem (roubo) de terra protegida na Amazônia que foi queimada no Dia do Fogo, em 2019. Reportagem encontrou mais de 150 ofertas suspeitas de áreas griladas no Facebook. Revelações dão sequência a investigação de Dom Phillips feita em parceria com a Repórter Brasil

REPORTAGENS DO PROJETO BRUNO E DOM

CONFIRA NOSSA COBERTURA