Documentário Carne, Osso ganha prêmio Vladimir Herzog

 02/10/2013

O documentário Carne, Osso, produzido pela Repórter Brasil, foi o vencedor da categoria Documentário de TV da 35ª Edição do Prêmio Vladimir Herzog. O trabalho foi um dos selecionados pela comissão organizadora em sessão realizada nesta terça-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de São Paulo. Disponível na íntegra no site do canal de televisão por assinatura Globo News, onde foi exibido em maio deste ano, a produção retrata o duro cotidiano dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos, que estão expostos constantemente a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e frio.

Em função da premiação, o documentário será exibido novamente na Globo News neste sábado, dia 5, às 21h05.*

Documentário alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o duro cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos. Imagem: reprodução

Os diretores Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros foram informados da premiação nesta terça-feira, dia 2. “Sinto o maior orgulho de ter feito um trabalho que contribuiu para tornar público estes problemas e também ajudou a pressionar empresas e o Governo a aceitar um pleito antigo dos trabalhadores do setor, que a Norma Regulatória 36”, afirmou Carlos Juliano Barros, referindo-se a norma que regulamenta trabalho em frigoríficos e abatedouros. “Espero que o avanço para melhorar as condições de trabalho seja real”, completo.

O vídeo é resultado do trabalho de dois anos da equipe da ONG Repórter Brasil, que percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público. A produção é uma das iniciativas da organização voltadas para chamar atenção para problemas graves no setor, entre as quais estão também o especial Moendo Gente e o caderno temático de mesmo nome  desenvolvido pelo programa de educação da organização, o “Escravo, Nem Pensar!”.

Além do Carne, Osso, também foram premiados outros oito trabalhos. Confira abaixo a lista completa dos vencedores (clique aqui para ver a relação completa, incluindo menções honrosas):

Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos) – Vencedor: Comissão da Verdade – Angeli (Jornal Folha de S. Paulo)
Documentário de TV – Vencedor: Carne, Osso: o trabalho em frigoríficos – Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros e equipe Repórter Brasil (exibido na GloboNews)
Especial ­‐ “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação” Vencedores: ‐ Jornalistas assassinados no Vale do Aço – Mateus Parreiras de Freitas e equipe (Jornal Estado de Minas); ‐ Existe terror em SP: o dia em que PMs atiraram ante aplausos e pedidos de não violência – Janaina de Oliveira Garcia (Portal UOL)
Fotografia -Vencedor: Depósito Humano – Jefferson Botega (Jornal Zero Hora)
Jornal – Vencedor: Os Suruí e a Guerrilha do Araguaia – Ismael Soares Machado e equipe (Jornal Diário do Pará)
Internet – Vencedor: Pelo menos um – Julliana de Melo Correia de Sá e Ciara Núbia de Carvalho Alves (Portal NE10)
Reportagem de TV – Vencedor: Adoção irregular – José Raimundo e equipe (TV Globo)
Rádio – Vencedor: Voz Guarani-­‐Kaiowá – Marilu Cabanãs e equipe (Rádio Brasil Atual)
Revista -Vencedor: O primeiro voo do condor – Wagner William (Revista Brasileiros)

Leia mais sobre outros prêmios ganhos pelo documentário Carne, Osso:
“Carne, Osso” recebe menção honrosa em festival na Alemanha
“Carne, Osso”: trabalho em frigoríficos no Festival de Gramado
“Carne, Osso” é premiado na mostra Doc-FAM, em Florianópolis
“Carne, Osso” retrata trabalho nos frigoríficos brasileiros
“É Tudo Verdade” seleciona documentário da Repórter Brasil

Assista ao documentário “Carne, Osso” no site do Globo News
Confira o site do documentário “Carne, Osso”

* Texto alterado nesta quinta-feira, dia 3, para inclusão de informação sobre a reexibição do documentário.

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM