Procurada para se posicionar sobre a libertação de onze trabalhadores em um cruzeiro de luxo, noticiado nas reportagens Fiscais flagram trabalho escravo em cruzeiro de luxo e Tripulantes resgatados relatam rotina de assédios e sobrecarga, a empresa afirmou que “repudia as alegações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego” e diz que “não recebeu nenhuma prova ou qualquer auto de infração”. Leia abaixo o posicionamento na íntegra.
“NOTA À IMPRENSA
A MSC Crociere informa que durante a temporada 2013/2014, seus quatro navios que estiveram no Brasil, passaram por intensas e repetitivas inspeções por parte do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os navios da MSC Crociere que operam em águas brasileiras empregam um total de 4.181 tripulantes, dos quais 1.243 são brasileiros.
Após análises detalhadas de milhares de folhas de documentação e conduzindo centenas de entrevistas com tripulantes, no dia 01 de abril de 2014 o Ministério do Trabalho e Emprego esteve a bordo do MSC Magnifica e alegou irregularidades na jornada de trabalho de 13 tripulantes brasileiros, solicitando-os a desembarcar. Destes, 11 aceitaram desembarcar, mas 02 se recusaram e decidiram continuar trabalhando a bordo.
A MSC Crociere está em total conformidade com as normas de trabalho nacionais e internacionais e está pronta para colaborar com as autoridades competentes. Sendo assim, a MSC repudia as alegações feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do qual não recebeu nenhuma prova ou qualquer auto de infração.”
O meu filho trabalhou no MSC MAGNIFICA e vai retornar ao navio no mês de Junho, e ele quando assinou o contrato com a empresa sabia que seria a jornada diaria de 12 horas.
Eu fiz parte da MSC CROCIERE e tudo que foi relatado pelos funcionarios e verdade,eu sou da turma de 2005 e desde dessa data funciona assim mesmo,em relaçao as advertencias ,assinar folha de horario de trabalho a baixo de horas que nos realmente trabalhavamos,humiliaçoes,preconceito,e eu até proibido de sair de minha cabine por 2 dias fui proibido,adoeci e até hoje sofro consequencia nos meus pés com inflamaçoes super dolorosas devido a essa grande carga horaria de trabalho ,coloquei na justiça,mais infelizmente,nossa justiça e muito lenta ,ja se faz tanto tempo que nao sei como ser ressarcido de tudo isso,como eu queria que se formasse uma comissao juridica para ajudar essas vítimas da MSC e essa empresa pagasse tudo que sofremos nos seus barcos em dinheiro mesmo por todo esse sofrimento !!!
Conheço um pouco desse universo. A italiana MSC Cruzeiros é a pior CIA do setor – mercenária, despreza os brasileiros, atende mal. Não cumprem as regras de descanso, humilham subordinados na frente dos hóspedes (que consequentemente tratam os hóspedes muito mal). Houve o caso da funcionária que se jogou do navio e eu não tenho dúvidas do motivo (houve outros casos). Brasileiros que pegaram sarna à bordo de um navio da MSC, foram acusados pela CIA de promiscuidade e ficaram presos em outro país, tratados feito lixo. Obviamente promiscuidade não era o motivo, a MSC sempre tenta jogar a culpa nos hóspedes ou tripulantes estrangeiros) Conheci uma moça que trabalhou para eles e quando pediu pra sair (devido à toda humilhação e excesso de trabalho), teve seu passaporte retido por eles. Com muito esforço conseguiu sair, ficou em São Paulo, sendo que morava no Rio. Hoje faz 6 anos que trabalha numa outra empresa, de propriedade da Royal Caribbean International e não tem intenção de sair. Na Royal Caribbean os funcionários trabalham 7 meses (se QUISEREM podem ficar 10). Tiram 2 meses de férias e se quiserem podem esticar o descanso até estiverem preparados para voltar. Cumprem rigorosamente o horário de descanso à bordo e o dia de folga é de folga mesmo. Só tenho ouvido elogios da maioria dos funcionários da Royal que conversei lá dentro (eles gostam de bater papo com a gente – coisa que a MSC abominava, só faltava prender os coitados). Uma dessas pessoas em específico, diz que trabalhar lá (na Royal) é ser o Peter Pan vivendo na Terra do Nunca. E eu não tenho dúvidas disso. E que cada hóspede escolha a empresa pelo modo como ela trata seus funcionários. Por isso eu sou fã incondicional da Royal. O modo como tratam seus tripulantes (e hóspedes) me inspira. Um mundo diferente e (quase perfeito) à bordo de um navio. Fica a dica, para que ninguém pense que todas as empresas de cruzeiro são como a MSC.
Desde q o mundo é mundo,há os que suam a camisa pra outros flanarem.Isso me parece q jamais mudará! Não creio no apresndizado do ser humano, de não tirar sempre vantagens de tudo!
Assinar folha de horario de trabalho a baixo de horas que nos realmente trabalhavamos,humiliaçoes,preconceito. Tudo isso uma jovem que estava deixando o trabalho nos relatou em um cruzeiro que fiz para Argentina, ela desembarcou no porto do Rio. Decepcionada! Ela é de Recife, disse que fez muitos gastos para entrar no MSC com passagens aéreas e muitas outras. Isso aconteceu em janeiro de 2013. Meu irmão também trabalhou no MSC e se acidentou pegando peso em excesso, teve uma doença grave no joelho. Hoje em dia ele sofre de depressão por causa dos maus tratos sofrido.
Provando essas atitudes desumana por parte da companhia do MSC,por onde fiz uma belissima viagem com minha mae da Europa p o Brazil no ano de 2013. Deixarei minha indgnicao por ter me divertido tanto e achado tudo muito bacana nas custas de sofrimentos de alguns trabalhadores ,nao irei procura los novamente neste ano p uma outra viagem . e que se faca justica .
Recentemente fiz um cruzeiro com a MSC Magnifica (luxuosissimo) mas percebi que funcionários trabalhavam demais “dia e noite”. Cheguei a sentir muita pena de meus conterraneos brasileiros. Flagrei no corredor da minha cabine, uma funcionária chorando muito e seu marido tbem camareiro a consolava com muita tristeza no olhar. Dificil nao perceber que a tripulação sofre muita pressao pelas autoridades do navio pois os mesmos tem medo até de conversar com os passageiros. Lamento ter achado td muito lindo sem saber que pobres criaturas sao escravizadas em meio a tanto luxuria.
isso e a mais pura realidade ,verdade pura, pois eu como hospede ja presenciei barbaridades que eles fazem com os tripulantes, eu vi tripulante em crise de choro depressivo, porque nao queriam deixar ele desembarcar no brasil ,queria obrigar ele retornar para a italia sendo que o navio estava vindo na travessia ´para o brasil, e nao queria liberar os documentos deles, e e maltratavam ele durante a viagem humilhavam e chingavam ele,,e nao foi um so que eu presenciei foram varios,, a MSC E UM INFERNO, quem vao la pra dentro paga o seus pecados,,ate com hospedes brasileiros eles sao uns animais,,porque eles odeiam brazileiros,,ja ouvi un deles dizer que saco ter que suportar esse povo do brasil, se fosse da vontade dele nao viria para esse pais sujo, nojento ,,,a justica do brasik deveria ser mais rude e severa com eles em relaçao as leis do trabalho,,mas parece que nao funciona ,porque eles sao muito poderosos,,,infelismente nesse pais de corrupcao e assim que funciona, quem tem poder demais, faz o que bem quer e fica por isso, os menos favorecidos sofrem as consequencias e levam na cabeça,,
Acabei de fazer um cruzeiro pela MSC PREZIOSA, ao mesmo tempo que fiquei encantada com todo o luxo, decepcionada e transtornada pelos maus tratos sofridos pelos tripulantes, que trabalham dia e noite para satisfazer os orgulhosos oficiais do navio, e ostentar um luxo por trás de uma escravidão sufocada. Nos próximos cruzeiros que fizer com certeza não será mais pela MSC cruzeiros, vou pesquisar muito bem o histórico da empresa. Não consigo conceber tal situação………..