EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Onde Atuamos

Pradópolis

Pradópolis é 25º município do estado de São Paulo em casos de trabalho escravo, segundo a estatística da CPT. Entre 2002 e 2012, o município registrou um caso que envolveu a libertação de 9 trabalhadores.

Em março de 2012, nove bolivianos foram encontrados em condições de trabalho análogo à escravidão em Pradópolis. Os estrangeiros trabalhavam na decantação de óleo de cozinha para a produção de biodiesel, contratados da empresa Biodiesel Brasil, de propriedade do professor da Universidade de São Paulo Miguel Joaquim Dabdoub Paz, pesquisador à frente de um dos mais bem-sucedidos programas de pesquisa e produção de biodiesel do mundo.

O município, pertencente ao estado de São Paulo, localiza-se numa região cuja principal atividade econômica é o cultivo de cana-de-açúcar. Por este motivo, Pradópolis é destino para muitos migrantes, vindos principalmente do Maranhão e Vale do Jequitinhonha, que vão trabalhar no corte da cana. Infelizmente, este setor econômico possui um histórico de violações trabalhistas. Desde 1995, ano em que a existência do trabalho escravo foi reconhecida pelo estado brasileiro, a cana-de-açúcar foi responsável por 251 libertações ocorridas no estado de São Paulo.

Onde atuamos

Existem ações desde 2005.

Veja tambem as ações finalizadas ou as ações em andamento.

Início Fim Nome Tipo de ação Público Estado Município Situação
05/2014 05/2014 Educadores de Pradópolis (SP) Oficinas Educadores São Paulo Pradópolis Finalizada
Página: 1 - 1 | 1 Ações.
Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.