Esperança - Trabalho escravo e gênero
O Esperança – Trabalho Escravo e Gênero é um programa da Rádio Batente, a central de podcasts da ONG Repórter Brasil. Neste programa, a gente conversa sobre as relações entre trabalho escravo e gênero. Para isso, trazemos mulheres especialistas que abordam os temas de violência doméstica, maternidade, migração e saúde das mulheres submetidas a trabalho escravo. O podcast é apresentado por Natália Suzuki e Lucia Nascimento.
Trabalho escravo e gênero
Neste programa, a gente conversa sobre as relações entre trabalho escravo e gênero.
Trabalho escravo, escravidão e raça
Neste episódio, a gente conversa sobre trabalho escravo, escravidão e raça com a Raissa Roussenq Alves, que é advogada, e pesquisa as relações entre o legado escravista e as omissões de direitos trabalhistas nos dias de hoje.
A rota de fuga da violência doméstica
Neste episódio, conversamos sobre a rota de fuga da violência doméstica com a Rosilene Pimentel, que é assistente social e coordena, desde 2016, a Casa de Acolhimento Provisório de Curta Duração – Rosângela Rigo, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
Trabalho doméstico, migração e saúde mental
Neste episódio, conversamos sobre trabalho doméstico, migração e saúde mental com a Lívia dos Santos Ferreira, que é auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e psicóloga especializada em saúde mental e migração.
Saúde, comunidade e cuidado
Neste episódio, conversamos sobre saúde, comunidade e cuidado com a Bianca Vasquez Pistório, que é doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Mato Grosso, e pesquisa as relações entre saúde física e mental, trabalho rural, trabalho escravo contemporâneo e migração.
Maternidade e trabalho escravo
Neste episódio, conversamos sobre maternidade e trabalho escravo com a Carla Aguilar, que é assistente social e gerente do Cami, o Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, uma das entidades da sociedade civil que atende trabalhadores migrantes vulneráveis.
Tráfico de pessoas e mídias sociais
Neste episódio, conversamos sobre tráfico de pessoas e mídias sociais com a Graziella Rocha, que é doutora em política social pela Universidade Federal Fluminense, e coordenadora da Asbrad, a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude, uma organização da sociedade civil que, desde 2015, atende vítimas de violência doméstica e sexual e de tráfico pessoas.
OUTROS PODCASTS
O RB Investiga mergulha em um tema específico a cada episódio. Nossos jornalistas descomplicam assuntos cabeludos e explicam de forma didática e criativa conteúdos instigantes.
A série acompanha um dia de trabalho de um trabalhador ou uma trabalhadora. Testemunhamos de perto a rotina de trabalho dessas pessoas e mostramos para vocês como é tudo isso.
Escolhemos cinco dos 31 casos de assassinatos que retratamos no especial multimedia de mesmo nome para aprofundá-los em episódios produzidos em parceria com a Rádio Novelo.
O Trabalheira é um podcast cuidadosamente roteirizado, com opiniões de especialistas renomados e referências com estofo para prender sua atenção do começo ao fim.